quinta-feira, 24 de julho de 2014

AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DOS CEARENSES

As principais preocupações dos cearenses são a Saúde, as Drogas e a Segurança. Os entrevistadores do Ibope perguntaram, na última pesquisa contratada pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, qual o primeiro problema enfrentado que eles enfrentam no Estado e, a grande maioria respondeu que era a Saúde, vindo as duas outras em seguida.
A pesquisa publicada ontem pelo Diário do Nordeste, em comparação com uma outra do início do mês de maio (veja quadro ao lado), mostra que o candidato Eunício Oliveira (PMDB) permaneceu praticamente com o mesmo percentual de intenção de voto, enquanto Camilo Santana (PT) apresentou crescimento. Mais da metade dos eleitores, ainda agora tem pouco ou nenhum interesse na disputa eleitoral deste ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, com um universo de 1.204 eleitores, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrada tanto no Tribunal Superior Eleitoral quanto no Tribunal Regional Eleitoral sob os respectivos números: 00233/2014 e CE-00010/2014.
Os eleitores entrevistados também demonstraram interesse em mudanças no Governo do Ceará. 21% deles querem que o futuro governador mude "totalmente a atual administração do Ceará", 44% responderam que o eleito "mantivesse alguns programas, mas mudasse muita coisa", 18% disseram ser favorável a que o próximo chefe do Executivo cearense "fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa". Finalmente 13% quer do futuro governante "desse total continuidade à administração atual".
A pesquisa ontem conhecida foi a primeira depois da efetivação da escolha dos candidatos a governador e senador da República. Antes, para a Editora Verdes Mares, o Ibope fez duas pesquisas em que vários nomes foram relacionados como possíveis candidatos aos cargos majoritários. A primeira delas, no início do mês de maio, o hoje candidato Camilo Santana aparecia como um dos nomes a ser apresentado juntamente com o da empresária Nicole Barbosa (PSB), posteriormente substituída por Eliane Novais (PSB), Ailton Lopes (PSOL) e Eunício Oliveira. Naquela oportunidade Eunício aparecia com 43% das intenções de voto e Camilo com 6%. Na segunda pesquisa, em junho, o nome de Camilo não foi relacionado.
Nesta pesquisa de julho o entrevistador apresentou ao eleitor, entrevistado, uma relação de questões do dia a dia e pediu: "por favor, diga qual é a área em que, na sua opinião, a população do Ceará está enfrentando os maiores problemas. 32% responderam ser a Saúde, 14% apontaram as Drogas e 12% disseram ser a Segurança. A Educação apareceu depois com 8%. Quando, porém, o eleitor pode citar três das áreas problemáticas, a Saúde continua em primeiro lugar, seguida da Segurança e das Drogas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário